quarta-feira, 13 de julho de 2011

Visita ao Lar da Nossa Sra. da Caridade

No passado dia 17 de Fevereiro, os formandos da Open Space que actualmente frequentam o curso EFA de Logística e Armazenagem efectuaram uma visita de estudo ao Lar da Nossa Senhora da Caridade, em Viana do Castelo.
A comitiva da Open Space foi recebida pela Dra. Arlete Cortez, que não só contextualizou os formandos relativamente à história da Congregação de Nossa Senhora da Caridade, como respondeu a perguntas mais sensíveis, como a falta de acompanhamento familiar a que a maioria dos utentes está sujeita, e as condições de acesso ao internamento – que implicam que o utente o faça de livre vontade.
Os formandos tiveram ainda oportunidade de percorrer os vários compartimentos da instituição, com destaque para os quartos, as casas de banho, as salas de convívio, a cozinha e a enfermaria. Durante a visita guiada, foi ainda possível trocar breves impressões com os idosos, que se mostraram muito receptivos à presença dos elementos da Open Space.
A visita foi muito enriquecedora, especialmente para os formandos que nunca tinham entrado num lar de idosos, e que puderam pela primeira vez ter contacto com a realidade que têm explorado no âmbito do Tema de Vida “A Velhice”.
A visita terminou com a deslocação à Igreja e ao mini-Museu da Congregação, que deixou todos bastante surpreendidos com a riqueza histórica do material exposto.







1 comentário:

  1. Foi uma visita interessante do qual gostei muito,pode ver um mundo diferente e faces tristes, de quem não tem familia que possa tomar conta deles, mas a vida é mesmo assim.


    Isabel pita

    ResponderEliminar