quarta-feira, 13 de julho de 2011

Resposta social a idosos

Lar de idosos:

Constitui uma resposta social desenvolvida em alojamento colectivo, de utilização temporária ou permanente, para idosos em situação de maior risco de perda de independência e/ou de autonomia. Este tipo de serviço pode ser de índole privado, público ou IPSS (Instituição Particular de Segurança Social).

Objectivos:
· Atender e acolher pessoas idosas cuja situação social, familiar, económica e/ou de saúde, não permita resposta alternativa;
· Proporcionar serviços adequados à satisfação das necessidades dos residentes;
·  Proporcionar alojamento temporário como forma de apoio à família (doença de um dos elementos, fins de semana, férias e outras;)
·  Prestar os apoios necessários às famílias dos idosos, no sentido de preservar e fortalecer os laços familiares.

Centro de dia: 
O Centro de Dia é uma resposta social, desenvolvida em equipamento, que consiste na prestação de um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção dos idosos no seu meio sócio-familiar.
Os objectivos do Centro de Dia são: - prestação de serviços que satisfaçam necessidades básicas; prestação de apoio psico-social; fomento das relações interpessoais ao nível dos idosos e destes com outros grupos etários, a fim de evitar o isolamento.
Centro de Dia pode organizar-se como um serviço autónomo, i. e., em espaço próprio e funcionamento independente ou um serviço integrado numa estrutura existente - lar, centro comunitário ou outra estrutura polivalente.


 Serviço de Apoio Domiciliário:

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma valência que procura dar resposta às necessidades das pessoas idosas, em colaboração com os prestadores informais, em ligação com a comunidade e com os serviços de apoio na área da saúde e da assistência social.
São objectivos dos  SAD’s: Apoiar idosos ou dependentes que por motivos de saúde e/ou pessoais desejam permanecer nos seus domicílios, tendo presente que este serviço exige uma estrutura familiar ou de apoio; desenvolver, conforme as necessidades e solicitações, serviços como: Cuidados de Higiene Pessoal, Alimentação, Apoio Psico-Social, Serviço de Vídeo-Telefone.


Cuidados continuados integrados

 Os Cuidados Continuados Integrados são os cuidados de convalescença, recuperação e reintegração de doentes crónicos e pessoas em situação de dependência. Estas intervenções integradas de saúde e apoio social visam a recuperação global, promovendo a autonomia e melhorando a funcionalidade da pessoa dependente, através da sua reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social.
Os tratamentos de saúde são assegurados sem custos para o cidadão. Apenas os custos relativos aos cuidados de apoio social são cobrados, quando se justificar, em função dos rendimentos do utente.
São objectivos da Rede Nacional de Cuidados Continuados: Prestar cuidados continuados integrados a pessoas em situação de dependência; Investir no desenvolvimento de cuidados de longa duração,   promovendo a distribuição equitativa das respostas a nível territorial; Qualificar e humanizar a prestação de cuidados; Potenciar os recursos locais e apoiar a criação de serviços comunitários de proximidade; Ajustar ou criar respostas adequadas à diversidade que caracteriza o envelhecimento individual e as alterações de funcionalidade. 
Os tratamentos de saúde são assegurados sem custos para o cidadão. Apenas os custos relativos aos cuidados de apoio social são cobrados, quando se justificar, em função dos rendimentos do utente.

Sem comentários:

Enviar um comentário