quinta-feira, 14 de julho de 2011

Bacardi desenvolve projecto recorrendo ao EDI

Com a Luís Simões
Bacardi desenvolve projecto dos interfaces

A Bacardi Martini Portugal arrancou, em Abril de 2009, com o projecto dos interfaces com o seu operador logístico. Dois anos passados, o projecto revelou-se um sucesso e a empresa prepara agora um processo de migração para o sistema SAP.
“Os sistemas falam de tudo entre si, no que se refere aos processos de negócio” avança Luís Cabrita, director de logística da Bacardi Martini Portugal, à Logística Moderna. Tal como explica, neste momento, todos os processos logísticos que a empresa mantém com o seu operador logístico, a Luís Simões, “estão suportados por transacções electrónicas que, conceptualmente, evitam telefonemas ou emails”.
O projecto Route to Market, assim denominado, começou há mais de dois anos com o actual sistema JBA, assente na plataforma AS400. O projecto envolve mensagens e processos de EDI, sendo que “nas pontas temos triggers que despoletam as mensagens, validações técnicas e funcionais e mensagens recebidas que despoletam os processos”, explica o responsável, adiantando que “no meio existem servidores de EDI e mensagens standard mapeadas por cada uma das entidades”.
Luís Cabrita salienta que a parte interessante é que, actualmente, a empresa está “num processo de migração para SAP, em que a abordagem definida internacionalmente visa que os impactos dos interfaces no 3PL sejam minimizados ao máximo. Teoricamente, o 3PL não deveria aperceber-se da migração”.
Entre os principais motivos que levaram a Bacardi Martini a desenvolver este projecto, Luís Cabrita destaca a “optimização de processos, a racionalização de recursos, a minimização de erros humanos e as actualizações real-time nos ERP de ambas as entidades”.
Durante a fase de implementação, os principais desafios prenderam-se com a mútua compreensão e aceitação dos processos da parte do outro parceiro de negócio, com a gestão da mudança e do paradigma da dependência electrónica, bem como com a necessidade de flexibilidade dos sistemas de parte a parte e/ou a capacidade para as necessárias adaptações.
Luís Cabrita explica que uma das oportunidades de melhoria identificada “é o tracking das mensagens transaccionadas e a sua visibilidade pelos end-users” por forma a melhor identificar eventuais problemas e resolvê-los pro-activamente sem comprometer o nível de serviço aos seus clientes.
A médio prazo, além da migração do ERP para SAP, a empresa reúne condições para utilizar a informação real time de que dispõe no sentido poder providenciar ao seu cliente uma visibilidade e tracking das suas encomendas através de uma ferramenta online.

in LogIn News, 14 Jul 2011 (João Brandão)

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