sexta-feira, 22 de julho de 2011

Logística e Armazenagem

Logística...

A Logística possui um papel determinante no que se refere à competitividade e sobrevivência das empresas.

O objectivo principal é disponibilizar matérias-primas, produtos semi-acabados e stock de produtos acabados no local onde são requisitados, no momento desejado, ao menor custo possível.

Executar actividades como a recepção, armazenagem, separação de pedidos e expedição faz parte da chamada competência logística. Uma vez bem executadas, com ênfase no tempo e controle operacional, criam vantagem competitiva.
Actualmente, os maiores desafios da Logística são: concentrar-se no valor agregado para o cliente, interagir com outros departamentos como produção, vendas e financeiro e, sobretudo, aliar-se com novas tecnologias, seja a da Informação ou de equipamentos de movimentação e armazenagem, visando ao ganho global no processo, no sentido operacional e financeiro.

A Logística influencia directamente na redução de custos como também no aumento da eficiência das empresas, por meio de uma sistematização dos processos, resultando em ganho de tempo, aumento da produtividade e redução em custos com stock e produtos parados.


Dentre os principais ganhos que as empresas podem ter, citamos:

·         Entregas mais rápidas e trabalho sob demanda;

·         Redução dos custos operacionais;

·         Aumento da produtividade;

·         Aumento no giro de mercadorias e redução de stock;

·         Redução de perdas;

·         Melhor aproveitamento da área interna da empresa;

·         Compartilhando dos dados de venda com toda a rede.

A empresa passa a ter um ganho real em velocidade, capacidade de reacção, capacidade de inovação e renovação permanente de stock.

Quanto melhor for o projecto ou a operação logística adoptada por uma empresa, melhor será o resultado e a satisfação dos clientes.


Sem comentários:

Enviar um comentário