sexta-feira, 15 de julho de 2011

O que é o EAN-13?

O código EAN é um sistema internacional que auxilia na identificação inequívoca de um item a ser vendido, movimentado e armazenado, sendo o EAN-13 o mais conhecido e utilizado mundialmente. A estrutura numérica do código (que geralmente fica abaixo das barras) representa as seguintes informações (tomando como exemplo o código 5608357417899):

• Os 3 primeiros dígitos representam o prefixo da organização responsável por controlar e licenciar a numeração no país; 560 representa a GS1 Portugal;
• Os próximos dígitos, que podem variar de 4 a 7, representam a identificação da indústria dona da marca do produto; no exemplo é 8357 (4 dígitos);
• Os dígitos 41789 representam a identificação do produto determinado pela indústria;
• O último dígito 9 é chamado de dígito verificador, auxilia na segurança da leitura.

No total o código EAN-13 deve ter 13 dígitos. Os números da empresa variam de empresa para empresa, os números que identificam o item variam de item para item e o dígito verificador deve ser recalculado a cada variação na numeração.
Fonte: internet
João Brandão

1 comentário:

  1. Pequenas coisas que fazem a diferença. Esta informação permite-nos identificar o produto que estamos a comprar, a sua origem, a empresa produtora e a qualidade do produto.

    Adelaide Alves

    ResponderEliminar