sábado, 25 de fevereiro de 2012

A empregabilidade nas notícias


A leitura de artigos de jornais é uma componente importante do módulo de Linguagem e Comunicação, permitindo interpretar a realidade que enfrentamos diariamente e possibilitando a discussão de aspectos relevantes para a exploração do Tema de Vida actual. 
Aqui ficam os links de alguns textos sobre os quais nos debruçamos mais recentemente: 

"Arcando com a responsabilidade de se envolverem como cuidadores de gerações distintas, os trabalhadores nesta condição não estão isentos de responder perante os seus empregadores em termos de produtividade, empenho e motivação. Esta tripla atribuição (perante os pais, os filhos e os empregadores) coloca desafios particularmente importantes no que refere ao ajustamento entre vida pessoal/familiar e trabalho. Um número crescente de pessoas com idades compreendidas entre os 40 e os 60 anos, em situação de actividade, confronta-se com a necessidade de gerir tempos e recursos de forma a garantir o cumprimento das suas obrigações profissionais e familiares, sem comprometer nenhuma delas". 

"A pergunta do ponto fraco ainda sobrevive em muitas entrevistas de emprego. Não há pior e não favorece ninguém, nem quem está a contratar, nem que está a candidatar-se. Só há uma maneira de lidar com ela: tornando-a no ponto mais forte da entrevista. Ah… e esqueça lá isso da sinceridade".

"A resiliência, termo adoptado da física, refere-se, no campo da gestão de recursos humanos, à capacidade do sujeito, em contextos de mudança, se adaptar e evoluir, aprendendo e integrando, a própria adversidade, positivamente na sua acção e forma de estar. Representa, de certo modo, a forma como o indivíduo lida e aproveita as adversidades, ameaças, pressões e exigências, fortalecendo a sua acção".

Sem comentários:

Enviar um comentário