sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Como combater a tendência ao desemprego

“ Consumir produtos nacionais é dar emprego a mais portugueses ”
Eugénio Rosa – economista
No período 1996-2000, o PIB cresceu em média 4% ao ano, e a taxa de desemprego caiu de 7% para 4%. A partir de 2000 e até 2010, verificou -se um crescimento anémico – a média do crescimento foi inferior a 1% por ano – e a taxa de desemprego disparou tendo atingido cerca de 11% em 2010. Para inverter esta situação é preciso não só produzir mais como tem sido dito, mas também aumentar o consumo de produtos nacionais, o que tem sido esquecido.
Nada serve produzir mais se depois esse acréscimo de produção não se conseguir vender. E neste campo haverá que pressionar e mesmo tomar medidas para alterar a política de compras das grandes empresas distribuidoras que, movidos apenas pelo lucro, preferem vender produtos estrangeiros, preterindo a produção nacional. É exemplo disso a cadeia “Pingo Doce” de Jerónimo Martins, que é o 5º maior importador de produtos estrangeiros, contribuindo assim para o endividamento crescente do País.
A pressão da opinião pública era também importante. As medidas do “Memorando” levam à destruição da produção nacional.
(FONTE: Eurostat e Comissão Europeia)

Trabalho realizado por: Fábio Maia, Rosa Miranda e Maria das Dores Malheiro

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